sexta-feira, fevereiro 09, 2007

 

Waka


Falando em restaurante escondido... O Waka para mim é a melhor opção para almoço aqui na Paulista... Mas não fica bem na Paulista, fica na Brigadeiro Luis Antônio, mais exatamente no fundo de uma galeria em frente ao Extra Brigadeiro.
Serve poucos pratos, sendo que o teishoku (comercial japonês) do dia é o mais procurado, principalmente pelo preço: R$12,00 "sem troca", ou seja, sem trocar nenhum prato, o que é possível a R$1,00 por troca. Pros dias frios, o Waka também serve Lamen e Udon.
O ambiente é bem típico japonês, com direito a cortininha na entrada, lousa com cardápio do dia e cadeiras no balcão, onde é possível conversar com a dona Hiroko, enquanto ela grita os pedidos para o seu marido na cozinha. (Ela é conhecida entre nós como a mulher do "Trinta Pessoa", pois ela costuma falar o número de pessoas multiplicado por 10).
Fui hoje lá, sexta-feira é mais vazio, e o teishoku de hoje era composto de tsukemono (vegetais em conserva), missoshiro (sopa de soja), salada, sashimi (8 fatias), lamen gelado, arroz e frango empanado. Para beber, banchá. De sobremesa, melancia ou sorvete com azuki. Acho que não dá para pedir mais por este preço.
Mas não é pelo preço que vou lá. A comida tem sabor de arroz com feijão, bife e batata frita da vovó. Macarronada da Mamma. Teishoku da Batchan. Comida japonesa caseira. Você não pode deixar de ir lá se aprecia realmente a culinária japonesa.
No andar superior abriga um zashiki, um tatame para turmas maiores, onde é obrigatório tirar os sapatos. Não é cobrado nada a mais para comer lá em cima, mas se você estiver em menos de 4 pessoas, vai enfrentar o olhar da Dona Hiroko ou mesmo um pedido para que fique no balcão, caso haja lugar.
Entrando no Waka eu me sinto como se estivesse saindo de São Paulo e entrando num pedacinho do Japão... Ao sair, a mesma coisa, me sinto voltando ao stress paulistano diário.

Restaurante Waka
Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 2050 - Loja 15
Cerqueira César - S.Paulo/SP
Tel: (11) 3191-0280

This page is powered by Blogger. Isn't yours?